Chamado

Poderíamos começar dizendo que vocação trata-se de uma inclinação natural do homem para a realização de determinada atividade. Na Igreja, vocação é o chamado de Deus feito a cada um de nós para o cumprimento de um serviço ou missão no mundo. Deus chama a todos, oferecendo Sua graça justificadora e redentora.

Importante dizer que Deus não chama apenas os mais santos, os mais perfeitos, mas também os fracos e os pecadores. Ele é inteiramente livre e soberano, podendo chamar alguém por seus méritos ou não. Contudo, ninguém deve ser conduzido à soberba por ter sido chamado, pelo contrário, deve encarar com humildade a sua missão.

Mesmo com dificuldades para o cumprimento da missão, Deus nos chama e oferece os meios para o seu cumprimento.

Infelizmente, muitos homens rejeitam o chamado divino,  amando mais a si mesmos do que a Deus, fazendo aquilo que desejam fazer no lugar de estarem sensíveis a voz carinhosa de Deus e seguir o que Ele entende se melhor para nós e acabam por seguir um caminho diferente daquele proposto por Deus, o que não é a melhor opção, porque Deus sempre tem os melhores caminhos para nós.

“Por isso eu, que estou preso porque sirvo o Senhor Jesus Cristo, peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês.

Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados. Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça.”

 (Ef 4,1.14-15).

Leia mais