HomeEspiritualIdentificando as Placas no Caminho

Identificando as Placas no Caminho

Quem caminha comigo já deve ter me ouvido falar que o Espírito Santo nos ajuda a discernir todos os momentos da nossa vida, inclusive nos dando “alertas de perigo”, o que eu costumo dizer que são as “placas no caminho”, ou seja, nos incomodando dizendo “vá por aqui”, “não vá por ali”, etc.

Para que sejamos cada dia mais sensíveis a estes sutis “incómodos”, seguem algumas dicas:

COMECE O DIA ORANDO

Quando você começa o dia orando, seu dia ganha força e energia espiritual. Entregue o seu dia a Deus, peça para ser dirigido pelo Espírito Santo. Se tiver que pedir algo, peça pelos outros, pois como o próprio Jesus já disse “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas” Mateus 6:31,32

LEIA A BÍBLIA

Parece absurdo dizer para Cristãos lerem a Bíblia (o mesmo poderia dizer sobre orar), mas a grande verdade é que vejo a cada dia pessoas dando mil desculpas para deixarem de ler a Biblia, seja falta de tempo, de entendimento, entre outras. Quem lê somente com intelecto enxerga somente textos. Creia que a leitura bíblica feita com os olhos do coração ilumina a alma e os seus caminhos na Terra.

EU E VOCÊ SOMOS CHAMADOS PARA SER

Quando permitimos que Deus nos dirija, deixando as nossas cogitações limitadas ao campo dos pensamentos (porque na grande maioria das vezes elas se transformam em ação), teremos mais segurança para continuar caminhando em crescimento na Graça D’Ele, em crescimento na obra D’Ele e fazendo a diferença onde quer que estejamos.  Em outras palavras, amando ao próximo como a si mesmo, esse é o chamado para ser como Ele quer que sejamos.

CUMPRA A LEI DE DEUS

Que Lei é essa Deny? Os 10 Mandamentos?

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mateus 22:37-40

Quando alguém ama a Deus e ao próximo, a vida faz sentido e tudo se conecta, o universo conspira ao seu favor. Isso nada mais é uma outra forma de dizer que “todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus”.

Trate o próximo como gostaria de ser tratado.

PROCURE PENSAR SEMPRE O MELHOR

Todo ser humano bem-sucedido procura pavimentar seus pensamentos com o que é bom. Ter uma atitude mental positiva nada mais é o resultado de uma espiritualidade sadia.

SEJA GENEROSO

Tenho visto que as melhores oportunidades e possibilidades na vida acontecem com quem é generoso e dadivoso.

JESUS INDICA UM PERFIL, PROCURE TER ESTE PERFIL

Mateus 10:16 “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”. Ter uma imagem exterior como a de pombos e uma virtude interior como a das serpentes (prudência), logo, astuto por dentro e simples por fora.

FAÇA AUTO ANÁLISE TODOS OS DIAS

A melhor coisa de ter a consciência do Evangelho é poder auto-examinar-se todos os dias. Eu costumo dizer que é necessário fazer isso 3 vezes ao dia, procurar saber como está o seu dia, se os pensamentos estão em ordem, se tem algo irritando, de maneira que você, sem querer, possa despejar essa irritação no próximo.

Bom, estas são as placas que eu deixo para você seguir (ou não). Agora é discernir o que é proveitoso para o seu crescimento espiritual, colocando em prática, de maneira que possamos ser boa habitação para o Espirito Santo e Ele indicando as Placas no Caminho.

Deny Libéttener

Leia mais