Em função do texto anterior onde trato da questão da mudança do olhar e como tive uma boa recepção ao mesmo, decidi dar prosseguimento neste tema.
“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem
bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
Mas se os seus
olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que
está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
Mateus 6:22,23
Poderíamos fechar o navegador e ir fazer outra coisa, pois as palavras de Jesus são muito claras aqui. Mas para que não exista dúvida, é bom deixar claro que Jesus não está se referindo ao globo ocular, Ele está se referindo a forma de OLHAR, como DISCERNIMOS o mundo ao nosso redor, como COMPREENDEMOS as pessoas que caminham conosco.
A NOSSA PERCEPÇÃO É LÁMPADA DO NOSSO SER
Cuidado como você interpreta o mundo e as pessoas que nele habitam.
O Olhar é a luz do ser, é por ele que me Ilumino ou que me coloco em trevas. Veja o exemplo da passagem onde Jesus vai comer na casa de Mateus (Mateus 9). Na visão de Jesus, o fato de Mateus ser considerado pecador, o qualificava para ser visitado por Ele, pois os “sãos não precisam de médico, mas sim os doentes”. Na visão dos religiosos, este ato era visto como um absurdo “Por que o mestre de vocês come com publicanos e ‘pecadores” (Mateus 9:11). Alguns poderiam até citar para Jesus o Salmo 1 “Bem-aventurado o homem que não se assenta na roda dos escarnecedores.”
Percebam que temos o mesmo acontecimento, porém, com olhares diferentes.
Poderíamos também citar os 2 cegos que diziam “tem compaixão de nós filho de Davi” e o mudo, onde todos foram curados por Jesus, mas os Farizeus diziam “ele cura pelo príncipe dos demônios”.
Se os teus olhos forem bons, todo o seu corpo será bom.
COMO DETECTAMOS O STATUS ATUAL DO NOSSO OLHAR
Mateus 12:34 A boca fala o que o coração está cheio
– Verificando tudo o que sai da sua boca. Os teus lábios estão sempre cheios de palavras de edificação para o próximo?
– Verificando tudo o que “vaza” de você (expressões, olhares, inquietudes). É só olhar como você se comporta quando está próximo de alguém que você, no seu interior, assume que não gosta. Você fica com asco? Fica de braços cruzados expressando ares de superioridade? Quais pensamentos surgem quando esta pessoa é exaltada?
– Verificar o que você fala sobre os outros. Será que estamos sempre elogiando o nosso próximo ou nos comportamos como quem está em uma competição da corrida maluca, ou seja, trapaça para o outro cair? (neste caso estou falando de detonar a reputação do próximo)
MUDANDO O STATUS DO NOSSO OLHAR
Nosso pré-condicionamento religioso/organizacional é capazes de influenciar a percepção sobre uma pessoa ou uma situação (falo bastante sobre isso no texto anterior).
A percepção negativa se origina de uma distorção cognitiva e está sempre relacionada com estes pré-condicionamentos (nossas crenças), ou seja, a pessoa faz a comparação (consciente ou inconsciente) com uma experiência anterior com uma atual. A maneira de interpretar os acontecimentos influencia a nossa reação emocional a eles.
Trabalhamos na mudança do olhar quando procuramos ter sempre a melhor compreensão, o melhor entendimento de acontecimentos e interações do nosso dia a dia, sempre tendo o cuidado de procurar pensar que existe um motivo para o bem para algo que poderíamos até considerar moralmente errado/equivocado, limpando a mente de qualquer tipo de julgamento, pois como o próprio Jesus disse “não devemos julgar o nosso próximo”. Eu costumo sempre dizer “se você tem dúvidas sobre algo que não conseguiu compreender, pergunte diretamente ao seu irmão e não fique fazendo cogitações”.
Se o seu olhar for bom, seu corpo será cheio de luz e, naturalmente, você será luz, onde você estiver.
Deny Libettener