HomeArtigosCaracterísticas para agradar ao Pai – Jó 2:3

Características para agradar ao Pai – Jó 2:3

Muitos que acompanham o meu trabalho são pais. Me diga, não é bom quando nossos filhos fazem coisas que nos deixam orgulhosos? Ainda mais quando estes movimentos são feitos sem nenhum tipo de interesse, certo?

Então, quero falar sobre características encontradas em Jó que chamaram a atenção de Deus.

Leia comigo:

 “E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e retotemente a Deusdesviando-se do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele para o consumir sem causa.” Jó. 2: 3

Você conhece a história de Jó, certo? Ele tinha 7 filhos e 3 filhas, tinha muitos servos e muitas posses, tanto que era conhecido como um dos homens mais ricos do oriente, e, além disso, era temente a Deus, de maneira que ele se dava ao trabalho de fazer holocaustos pelos filhos, pois pensava “vai que um dos meus filhos desagradou a Deus”.

Eis que os filhos de Deus foram se apresentar a Ele e junto foi Satanás. Deus pergunta de onde ele vem, onde o mesmo responde que estava rondando a terra. Deus pergunta se ele observou o seu servo Jó e Satanás diz que ele não blasfema contra Deus por que é muito abençoado. Então Deus permite que Satanás se levante sobre as posses de Jó, porém, com a seguinte observação “Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão” (Jó 1:12). O resto da história você conhece bem, ou seja, Jó perde bens, servos e seus 10 filhos, porém, ele não colocou nada na conta de Deus, muito pelo contrário, rasgou suas vestes, rapou sua cabeça e adorou.

“E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.
Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” (Jó 1:21,22)

O texto que lemos no início está situado após todos estes acontecimentos, onde, depois de todas as perdas de Jó, Deus faz referências a características encontradas no coração de Jó, apesar das circunstâncias.

Vamos a elas:

Sinceridade

Precisamos ter total consciência de quem somos diante de Deus. Não existe lugar no Universo onde Deus não possa me encontrar, nem no mais profundo dos meus pensamentos….Deus lá está!

Se quando estamos a sós praticamos coisas erradas, vivemos uma vida de mentira e não iremos agradar a Deus desta forma.

Deus não olha para palavras bonitas, Deus não olha para a aparência, mas Deus vê um coração sincero.

Retidão

Precisamos não ter dúvidas sobre quem é Deus em nossas vidas e de sua importância para a humanidade, com isso, precisamos ser retos e íntegros em nossas interações com o próximo, dando sempre um bom testemunho.

Temer a Deus

Temer a Deus, não é ter medo de Deus.

Temer a Deus honra-lo e respeita-lo,  onde a sua vida reflete os ensinamentos de Jesus.

Desviar-se do mal

Melhor maneira de se desviar do mal é praticando o bem, é se inclinar na direção do bem, se importando com o próximo e direcionando nossas orações e ações para o bem do próximo.

Não podemos dar bobeira e deixar que 1º de nossas forças sejam utilizadas pelo inimigo de nossas almas, precisamos utilizar as nossas forças para sermos 100% de Deus e para Deus.

O final da história de Jó você também conhece, certo? Ele não murmurou, não blasfemou e por fim agradou ainda mais a Deus, fazendo com que fosse muito abençoado “E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro” (Jó 42:12).

“ Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem”, disse Jó

Deny Libéttener

Leia mais