HomeCriação de FilhosMinha filha quer namorar, e agora?

Minha filha quer namorar, e agora?

Deny Libéttener, minha filha de 12 anos disse que quer namorar, o que eu faço?

Resposta:

Vamos analisar alguns pontos:

– Ela pediu permissão, então, mostra que existe respeito.

– Da mesma forma, ao solicitar a permissão, entendo que exista liberdade para um diálogo;

– Pela pouca idade, a tendência seria ela namorar escondido (é preciso considerar que já esteja, mas não arranque os cabelos);

Então vamos lá!

É inevitável que, em algum momento, nossos filhos encontrem alguém que os atraia ou que seja alvo da atração de outros.

Então, você deve analisar o perfil de sua filha. Se ela apresentar um perfil de rebeldia, a melhor coisa a ser feita é estar próximo deste relacionamento. Manter o dialogo sobre temas do tipo “pra tudo na vida existe um momento certo e as coisas desandam quando fazemos as coisas no momento errado”, ou seja, casamento precoce, gravidez, vida profissional, etc. Estar próximo ajuda na famosa “liberdade vigiada”. Melhor estarem no sofá da sua casa ou na varanda do que nos fundos de uma escola.

Agora, se o perfil de sua filha não é de rebeldia e sempre ouve compreensão a respeito dos “não” vindos dos pais, se você não concordar com o namoro (por diversos razões, incluindo idade), poderá explicar seus motivos e solicitar que ela espere um pouco mais, lembrando que nesta  idade, o foco principal seria estudar.

Por isso que sempre digo que é importante a manutenção do diálogo com os filhos, desde cedo.

Leia os outros artigos sobre criação de filhos. Você pode não ter um filho na adolescência, mas um dia poderá ter, então, mãos a obra.

Deny Libéttener

Leia mais