Me perguntaram recentemente “Deny, fui convidado a ministrar na igreja e já tive algumas experiências nisso, mas sinto que tem falta algo neste processo e não sei dizer o que é. Minha vida está no altar e me esforço para escolher canções. Pode me ajudar?”
Reparo que muitos ministrantes nas igrejas espalhadas por este grande Brasil, não sabem que existem diferenças entre Louvar e Adorar a Deus, apesar deste processo ocorrer geralmente ao mesmo tempo. Vemos também outro grupo de pessoas que, além de desconhecerem estas diferenças, não sabem o que é “louvor vertical” e “louvor horizontal”.
Quando citei estes termos para o dono da pergunta acima aconteceu um enorme silêncio e em seguida o seguinte comentário “nunca ouvi falar”.
Então vamos lá:
LOUVOR
O que é Louvar a Deus?
Louvar a Deus é agradecer a Deus, exalta-lo por tudo aquilo que Ele fez, faz e fará em nossas vidas.
ADORAÇÃO
O que é Adoração?
Adorar a Deus é reverenciá-lo, cultua-lo, exalta-lo por aquilo que Ele é, ou seja, Santo, Tremendo, Amoroso, Soberano, etc.
Como colocar estas idéias em prática?
Louvamos a Deus pelo que ele faz e cultuamos/adoramos a Deus pelo que Ele é. Quando adoramos a Deus, estamos dizendo que, independente do que Ele faça, Ele é Santo, Meu Senhor, Soberano, etc. E quando louvamos a Deus, estamos dizendo que temos uma lista de motivos para agradecer.
Vejamos agora exemplos:
“Te louvarei, não importam as circunstâncias” – estou declarando que independente do que Deus está fazendo, eu o louvo, eu estou agradecido.
“Adorarei, somente a ti Jesus” – estou declarando que somente Jesus é Deus, e sendo Deus, é Tremendo, Santo, Poderoso, Digno.
MINISTRAÇÃO
Vertical
Quando direcionamos a ministração exclusivamente para Deus, chamamos esta ministração de Vertical. Geralmente, as canções utilizadas na ministração Vertical estão em primeira pessoa. Ex: “Te louvarei, não importam as circunstâncias”.
Horizontal
Quando direcionamos a ministração para o meu irmão, chamamos esta ministração de Horizontal. As canções utilizadas para o louvor horizontal são direcionadas ao próximo, ou seja, falam de Jesus, chamam a conversão, etc. Ex: “Louve, louve e exalte ao senhor” (Estou dizendo “ei, você, louve ao Senhor”!).
Deny Libéttener