Como líder, sempre alimentei a consciência de que devo pensar em sucessores a partir do meu primeiro dia de liderança, pois penso que o trabalho e as pessoas envolvidas no serviço para Deus não podem ser prejudicadas com a saída ou substituição de um líder. Quando coordenava 250 ministérios na Zona Oeste (cerca de 1.500 pessoas, tanto que para isso nossas reuniões de formação muitas vezes tinham que ser feitas na quadra do Colégio Campo Grande), era um trabalho enorme e eu tinha 8 secretários que sabiam todos os detalhes do trabalho. Assim, quando Deus me direcionou para outro serviço, o trabalho não sofreu descontinuidade.
O que pretendo com isso? Que não serei líder de nenhum ministério para sempre e tento deixar o máximo de “seres humanos” informados de como funcionam as coisas.
Assim sendo, preparei este material para ajudar na formação do perfil de um líder que não vai se preocupar em perder “posições ou cargos” na igreja, pois é Deus quem os dá.
Feita a introdução, vamos a algumas dicas para se tornar um bom líder e como lhe dar com seus liderados:
SEU ALVO DEVE SER O CORAÇÃO
A
melhor maneira de estimular as pessoas a ação é primeiro atraí-la para próximo
de você. Faça o primeiro contato com seus liderados, não fique esperando por
eles. Trate-os como amigos e não como subordinados. Disse Jesus certa vez
“vocês não são servos, são amigos”
Cultivar relacionamentos é sempre importante antes de pedir para que pessoas o sigam. Faça sempre manutenção da amizade.
CÍRCULO DE HOMENS E MULHERES DE DEUS
O líder pode realizar grandes coisas se ele teve o cuidado de se cercar de homens e mulheres de Deus, comprometidos verdadeiramente com a obra do Senhor. Se você está só, não está liderando ninguém (mesmo tendo uma lista enorme de nomes como seus liderados). O líder encontra grandeza no grupo, e os ajudam a se tornarem bons líderes também. Pense em qualquer líder altamente eficaz, e achará alguém que se cercou de um forte círculo de Homens e Mulheres de Deus, pessoas que ele pode confiar.
APERFEIÇOAMENTO
Um bom líder busca sempre se aperfeiçoar, não para falar, mas para ensinar. Observamos muitas lideranças evangélicas por este Brasil que ficam loucas para colocarem suas ideologias para fora, para poderem mostrar que sabem e que estudaram muito. Resultado disso? Vemos muitos desses lideres falando em hora errada, falando quando o assunto já está totalmente esgotado ou direcionando o assunto para uma área que ele domine para que ele possa se expressar. O bom líder não está nem ai para estas propagandas de si mesmo, está sim preocupado em aprender para falar na hora certa com intuito de ensinar, se houver necessidade.
INFLUÊNCIA
A verdadeira medida da Liderança é a influência – nada mais, nada menos.
Liderança não é cargos ou títulos. Não pode ser delegada. A verdadeira liderança não pode ser concedida, nomeada ou atribuída. Sempre preguei isso “você não precisa de um cargo de liderança para influenciar pessoas para um bom caminho”.
Aquele que pensa que está liderando, mas não tem seguidores, está apenas passando o tempo e enganando a si mesmo.
IDETIFICAR E SEGUIR A VOZ DE DEUS, CONTRIBUI NO DESENVOLVIMENTO DA CONFIANÇA DO GRUPO
Somos guiados pelo Espírito Santo e quanto mais ligados em Deus estivermos, mais Ele falará conosco. Mas se somos relaxados com nossa vida espiritual, o Espírito pode falar conosco e acontecer de não entendermos na sua plenitude a mensagem. Em função da correria do dia, das muitas idéias que habitam em nossas mentes, da nossa ansiedade de fazermos as coisas, podemos atropelar as orientações de Deus, podendo ate cometer o erro de confundir nossas cogitações (nossas idéias brilhantes) com a voz de Deus ou simplesmente misturá-las.
Decisões certas implementadas de forma errada geram desconfiança.
Líder nenhum pode perder a confiança dos seus liderados e ainda esperar manter a influência sobre eles.
Espero que contribua com o seu crescimento. Espero que crie consciência e firmeza no serviço.
Deny Libéttener