Minha filha não quer nada com a hora do Brasil, já repetiu 2 vezes o sétimo ano, não ajuda nos afazeres de casa. Só quer saber de internet e iPhone, estuda pela manhã, dorme a tarde e só pega nos cadernos de noite, o que fazer?
Conselho:
Tudo na vida tem limite. Básico!
Entendo que o fato da sua filha dormir a tarde não seja um problema, afinal, ela deve acordar cedo para ir a escola. Também penso que, se ela gosta de uma internet, deve dormir muito tarde, certo?
Eu faria o seguinte: Chamaria para uma conversa de pai (ou mãe) para filha, sem brigas! Explicaria que o estudo é importante para o futuro dela. Ela não percebe isso agora, mas quando for entrar no mercado de trabalho, os melhores sempre vão chegar na frente. Com isso em mente, exija que haja um emprenho maior com os estudos. Se ela gosta de um iPhone e internet, estes itens podem ser colocados em questão “nota ruim, nada de internet nem celular”. Pela série de sua filha, entendo que ela não deva ter mais de 14 anos, então, é totalmente dependente dos pais, com isso, é hora de colocar limites.
Então são 2 tópicos pra serem trabalhados:
01 – Notas boas = Internet e Celular
02 – Horário para dormir: Se ela dorme muito tarde, pode acordar exausta, o que, por sua vez, pode afetar a percepção em sala de aula. Se a criança não aprende a matéria em sala de aula, dificilmente vai entende-la em casa, na hora da revisão.
Deny Libéttener