Existe uma canção que diz assim: “amigo é coisa pra se guardar…”. A afirmação vai servir de pano de fundo para minha explanação desse termo que uso bastante, tanto com palavras como em atitude: manutenção da amizade.
Qualquer “ser humano” que não decidiu se trancar num quarto e ficar na internet pelo resto da vida, tem amigos. Não falo do cara que administra a lan house que recebe um “fala amigo!”, ou, o cara da banca de jornais onde você compra a sua Capricho para pegar os posteres de Restart, Nx ou One Direction, que também recebe o mesmo tratamento “oi amigo!”. Falo do “ser” que tem uma história contigo, que sabe seus gostos, compartilha suas alegrias e chora junto com suas tristezas. O cara que você pensa “para quem eu posso contar isso?” O nome que veio a cabeça é do amigo, e não o cara da banca.
Tá, neste ponto você diz “para de enrolar e fala da manutenção da amizade”
Ok, ok! Não tenha pressa, hehe
Vamos a alguns passos para uma boa manutenção da amizade:
1 – Não importa a distância, mantenha contato:
Diferente de algumas décadas, hoje temos e-mail, facebook, twitter para fazer a manutenção. Um post perguntando “como vão as coisas” sempre cai bem.
2 – Dê importância ao que seu amigo diz:
Todo mundo gosta de falar e, na maioria das vezes não escutamos direito o que é dito, pois estamos pensando no que falar. Isso é muito ruim, pois podemos deixar passar alguns detalhes que podem ser úteis no futuro. Se temos 2 ouvidos contra 1 boca…vamos aprender a ouvir mais.
3 – Nunca peça aquilo que não gostaria que lhe fosse solicitado:
Se seu amigo trata o carro dele com extremo cuidado…tu vai pedir a ele para transportar cadeiras de aço para uma festa? Claro que ele não vai negar, mas se der “creca” já viu. Basicamente, tenha consciência do que pede.
Até a próxima!
Deny Libéttener