Finanças é com certeza um dos temas que mais causam problemas num relacionamento. Costumo dizer “casar é bom o problema é pagar as contas”.
Tirando os conselhos do tipo “não gaste mais do que ganha”, “cuidado com promoções” etc, um tópico dentro deste assunto é a questão de “de quem é o dinheiro”. Isso acontece muito com casais onde os 2 trabalham, logo, cada um tem o seu salário. Vou falar algo que talvez você não goste, mas é assim que funciona: não existe seu dinheiro e sim nosso dinheiro num casamento. Você está casado (a)? Assumiu um compromisso? A casa é dos 2, os filhos são dos 2, vizinhos, comida, família…tudo pertence aos 2, e, porque o salário não pode ser assim também? Afinal, é uma parceria que tem o objetivo de dar certo… ou não?
Certa vez recebi um e-mail de um rapaz reclamando “eu pago todas as contas, não fico com nada e ela só de roupa nova”. Meu conselho foi conversar com a esposa e sugerir um rachão nas despesas. O tempo passou e em determinado tempo os 2 passaram a somar suas entradas, e isso foi tão positivo que a esposa parou de gastar com coisas que não precisava e perceberam que poderiam começar a economizar dinheiro para investir em um apartamento próprio, pois moravam de aluguel.
Deny Libéttener